top of page

Meus Conteúdos

Jejum



Assunto em alta nas mídias e conversas sobre saúde e emagrecimento o jejum intermitente refere-se a alternar períodos que você come e outros que você fica sem comer, ou seja, em jejum.

Esse tema está rendendo prêmios Nobel, comprovando que o jejum aciona mecanismos de auto fagia, eliminado assim as células defeituosas que podem favorecer o envelhecimento e até câncer. Além da maior eficácia na perda de gordura.


Quer saber um pouco mais, como faz, seus benefícios para a sua saúde? Então continue aqui.


Jejum intermitente

Benefícios do jejum

  • Prevenção de doenças cardíacas, câncer, doenças neurodegenerativas como Alzheimer e aumento da expectativa de vida.

  • Combate o estresse oxidativo e a inflamação

  • Autofagia celular, que nada mais é que um processo de limpeza nas células que previne a quebra de tecido muscular

  • Aumento da secreção de GH

  • Melhor sensibilidade a insulina

  • Emagrecer com mais facilidade (melhor uso de gordura como fonte de energia e aumento de catecolaminas resultando no aumento do metabolismo. E com uma ingestão adequada de proteína, cerca de 25 a 35% do total calórico você preserva em muito sua preciosa massa muscular. Atenção pessoas com histórico de problemas renais devem evitar essas quantias de proteína

  • Praticidade e economia

Como fazer?

Tudo o que você teria de fazer para obtê-los seria pular uma ou outra refeição ocasionalmente.A duração depende do protocolo usado e sobretudo da individualidade da pessoa, o que ela está adepta a realizar no momento.

Bom a maneira mais fácil de iniciar o jejum é pular o café da manhã, visto que você já permaneceu em um período sem alimentar enquanto dormia, nesse caso, é só acrescentar mais algumas horas e pronto! Mas aí surge a pergunta, mas o café da manhã não é a refeição mais importante do dia?!

O conceito que você deve realize café da manhã, vem de estudos epidemiológicos, ou seja que não relacionam causa e efeito, apenas uma correlação dos fatores. Esses estudos populacionais observaram que as pessoa que tomavam café da manhã eram mais magras e saudáveis, contudo também eram as que tinham hábitos de vida melhores, como prática de atividade física regular, não fumavam entre outros.

Vale lembrar que, após um período de jejum nossas células tornam-se mais sensíveis a ação da insulina. Talvez você já deve ter ouvido falar que a resistência a insulina é uma das grandes responsáveis pela obesidade, diabetes, doenças cardíacas entre outras. O inverso também é verdadeiro quanto mais sensíveis a insulina formos mais facilidade em oxidar gordura e formar músculos teremos. Tudo bem de bom


Outra questão que leva as pessoas terem preconceito em relação ao jejum vem da crença que você deve comer a cada 3 horas, ou ter 5 a 6 refeições diárias.. Mas e se te falasse que a historia não é bem assim….

Bom existem alguns fatores que sustentam essa ideia como que se você comer a cada 3 horas você aumenta o metabolismo e isso é verdade, já que quando comemos precisamos acionar mecanismo para a digestão do alimento elevando o gasto energético, esse é o efeito térmico dos alimentos. Se a ingestão desses for igual não haverá diferença alguma entre comer 5 a 6 refeições ou comer de 2 a 3.


Para quem é indicado?

A maioria das pessoas saudáveis podem fazer o jejum intermitente e se beneficiar, sem nenhum tipo de prejuízo a sua saúde

Claro que algumas pessoas vão ter mais dificuldades que outras para iniciar algum protocolo de jejum intermitente, afinal não é fácil reverter o cenário de anos e anos se alimentando prioritamente de carboidratos e comendo a cada 3 horas. Casos em que o corpo precisa reaprender a usar gordura como fonte de energia.


quem não DEVE FAZER?

  • Mulheres grávidas e lactantes

  • Criança

  • Anorexia e bulimia

  • Recuperação de cirurgia ou doenças graves

  • Você não deve iniciar a prática de jejuar se tem algum tipo de diabetes ou faz uso contínuo de medicamentos.

Também não é aconselhável o jejum intermitente se você apresenta alguma doença no fígado ou nos rins, se é extremamente magro, desnutrido, anêmico ou exausto.

Ou mesmo se você tiver um sistema imunológico enfraquecido, pressão arterial elevada, diabetes dependente de medicamentos ou fraca circulação causando desmaios freqüentes.

Em todos esses casos, você deve sempre consultar um médico de sua confiança e estar sob seus cuidados durante o jejum.

Pessoas que tem medo de praticar o jejum

O medo não o coloca no bom estado de emocional para jejuar e pode levar a uma experiência desagradável. Emoções fortes, como o medo, são conhecidas por alterar os processos fisiológicos do corpo.

Em vez disso, prefira embarcar em um jejum de maneira relaxada e confiante, e esteja aberto para as mudanças positivas que jejum proporciona.

É válido lembrar que se você não tem certeza se pode praticar jejum intermitente ou, principalmente se pretende praticar jejuns de água ou jejuns com mais de 3 dias de duração nossa recomendação é que você sempre consulte um profissional de sua confiança antes de mais nada.


Outro argumento é que ao comer a cada 3 horas você mantem a saciedade mais constante. No entanto, estudos mostram ao contrário e a prática corrobora com as evidências.


Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page